Celpe cadastra proativamente mais de 75 mil famĂ­lias para isenção da conta de energia

Apenas em abril, a Celpe cadastrou proativamente mais de 75 mil clientes no programa de Tarifa Social de Energia ElĂ©trica (TSEE). O benefĂ­cio, que Ă© direcionado à população...

Por João Paulo Pereira em 13/05/2020 às 18:58:11

Apenas em abril, a Celpe cadastrou proativamente mais de 75 mil clientes no programa de Tarifa Social de Energia ElĂ©trica (TSEE). O benefĂ­cio, que Ă© direcionado à população de baixa renda, recebeu um reforço do Governo Federal, por meio da Medida Provisória 950/2020, que concedeu 100% de desconto na tarifa de energia para clientes com consumo mensal atĂ© 220kwh com validade atĂ© o dia 30 de junho, como parte das medidas de apoio à população devido a pandemia do coronavĂ­rus. As inscrições foram realizadas pela empresa de forma proativa, por meio da consulta ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e representou um aumento de 7,7% no nĂșmero de consumidores cadastrados no Programa. Atualmente, mais de 990 mil famĂ­lias pernambucanas são beneficiadas pela tarifa.

A inserção automĂĄtica Ă© realizada cruzando informações dos contratos com os dados do CadÚnico, disponibilizados à Celpe periodicamente pela AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel). Segundo o superintendente de Processos Comerciais da Neoenergia, Leonardo Moura, se o CPF que aparece na conta de energia não for o mesmo que o do representante da famĂ­lia no cadastro do Governo Federal, Ă© necessĂĄrio solicitar a inclusão na Tarifa Social para ter acesso ao programa, o que pode ser feito pelos canais digitais da Neoenergia. "As mais de 75 mil famĂ­lias cadastradas automaticamente em Pernambuco precisam do benefĂ­cio. São pessoas inscritas nos programas sociais do governo, que tiveram seu direito garantido sem a necessidade de procurar os nossos atendimentos digitais, sendo esta uma ação importante para este perĂ­odo econômico e de isolamento social" afirma Leonardo.

AlĂ©m do cadastro proativo na Tarifa Social, a Celpe atende as solicitações realizadas pelos clientes por meio dos canais digitais, como o site da distribuidora, www.celpe.com.br, e por meio do WhatsApp, no nĂșmero (81) 3217-6990. A possibilidade de pedir a inclusão na Tarifa Social por meio do aplicativo de mensagens foi oferecida em abril, para facilitar o contato com esses clientes e acelerar a concessão do benefĂ­cio.

Quem tem direito à isenção

A isenção do pagamento da conta de energia estĂĄ previsto na Medida Provisória 950/2020, editada pelo Governo Federal. A nova regra prevĂȘ que tĂȘm direito ao benefĂ­cio os clientes cadastrados na Tarifa Social que tenham consumo mensal de atĂ© 220 kWh. O desconto de 100% vale para as faturas emitidas de 1Âș abril atĂ© 30 de junho.

Para solicitar a inclusão no programa, os consumidores devem ser inscritos no Cadastro Único e ter o NIS (NĂșmero de Identificação Social). A renda mensal deve ser menor ou igual a meio salĂĄrio mĂ­nimo por pessoa na famĂ­lia. IndĂ­genas e quilombolas tambĂ©m estão incluĂ­dos no benefĂ­cio, que Ă© regulamentado pela Lei 12.212/2010.

Cadastro pelo WhatsApp

Clientes da Celpe que não foram inscritos ainda na Tarifa Social tĂȘm a facilidade de solicitar a inscrição pelo WhatsApp da concessionĂĄria. Para isso, basta informar o nĂșmero da conta contrato da Neoenergia e o NIS. Se o beneficiĂĄrio não for o titular da conta contrato, deverão ser enviadas tambĂ©m pelo aplicativo fotos do CPF e do RG do portador do NIS. Os dados serão confirmados no banco de dados do Governo Federal e, depois, o prazo para o credenciamento no programa Ă© de cinco dias Ășteis, com o inĂ­cio do benefĂ­cio na fatura seguinte.

 
Comunicar erro

ComentĂĄrios