PE estima receber 270 mil doses de vacina contra Covid-19 e beneficiar pessoal de sa√ļde, idosos e ind√≠genas

Por G1 PE Pernambuco estima receber, no primeiro lote, cerca de 270 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto...

Por João Paulo Pereira em 18/01/2021 às 07:40:39

Por G1 PE

Pernambuco estima receber, no primeiro lote, cerca de 270 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laborat√≥rio chin√™s Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante teve o pedido de uso emergencial aprovado pela Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa), neste domingo (17).

Isso seria suficiente para vacinar, com duas doses, 129 mil pessoas que fazem parte de grupos priorit√°rios. Entre essas pessoas estão profissionais de sa√ļde, idosos com mais de 60 anos que estão em asilos e ind√≠genas aldeados.

A quantidade de pessoas imunizadas nesta primeira fase corresponde a cerca de 4,4% do total de 2,9 milhões de pernambucanos inclu√≠dos nos grupos priorit√°rios. Essas informações foram repassadas por meio de nota, divulgada na noite deste domingo.

As doses que tiveram o uso emergencial aprovado foram importadas da China e estão em São Paulo, na sede do Instituto Butantan. Elas foram requisitadas emergencialmente pelo Minist√©rio da Sa√ļde, depois do fracasso na tentativa de importação de 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford, que tamb√©m foi aprovada neste domingo.

Antes, o plano inicial divulgado pelo estado, que dividiu em quatro grupos a população priorit√°ria, previa tamb√©m a vacinação de idosos com 80 anos ou mais. O G1 questionou o estado sobre a mudança no plano de vacinação, mas não obteve resposta at√© a √ļltima atualização desta reportagem.

O governo informou, ainda, que o governador Paulo C√Ęmara (PSB) vai acompanhar do Recife a cerim√īnia de entrega das primeira doses da vacina, marcada para o in√≠cio da manhã da segunda-feira (18). No mesmo dia, haver√° reunião do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronav√≠rus, para finalizar o plano de operacionalização da vacinação.

Esse plano foi aprovado por um comit√™ criado para acompanhar a imunização, mas detalhes log√≠sticos não foram divulgados. O estado disse que organizaria a distribuição com os munic√≠pios na segunda-feira (18).

Tamb√©m neste domingo, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou que pode contratar at√© 745 funcion√°rios para atuar no plano de vacinação, se houver demanda. Esses profissionais passaram num concurso dois anos antes, em 2019, e aguardavam o chamamento.

Pandemia em Pernambuco

No dia em que o Brasil teve a aprovação de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, Pernambuco ultrapassou, neste domingo (17), a marca de 10 mil mortes provocadas pela doença. Os dados estão no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de sa√ļde (SES). Nas √ļltimas 24 horas, de acordo com o boletim, foram confirmados 482 casos e 27 √≥bitos.

As mortes confirmadas neste domingo ocorreram entre o dia 9 de junho de 2020, sete meses atr√°s, e a sexta-feira (15). Segundo o governo, desde o in√≠cio da pandemia, em março Pernambuco registrou 241.087 casos do novo coronav√≠rus e 10.020 √≥bitos.

Comunicar erro

Coment√°rios