WhatsApp testa função para versão web não depender do celular

Por G1 O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (14) um teste que muda o funcionamento de sua versão web. Com a novidade, alguns usuários poderão usar o aplicativo no...

Por João Paulo Pereira em 15/07/2021 às 08:07:20

Por G1

O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (14) um teste que muda o funcionamento de sua versão web. Com a novidade, alguns usuários poderão usar o aplicativo no computador, por exemplo, sem depender do celular, como acontece hoje.

O smartphone segue sendo o dispositivo principal da conta mas, para usar o WhatsApp no computador, não será mais necessário que o telefone esteja conectado à internet e nem mesmo ligado.

Será possível acessar o app em até quatro PCs e, em cada um, o WhatsApp funcionará de forma "independente". No smartphone, no entanto, a conta continua sendo limitada a um só aparelho.

Já está funcionando?

Por enquanto, o teste será restrito a um pequeno grupo de usuários da versão beta do aplicativo, em todo o mundo. Ainda não há previsão para a função ser liberada para todos.

Como era

Antes do teste, ao enviar mensagens do WhatsApp pelo computador, a máquina funcionava somente como um tipo de interface, como se o aplicativo fosse apenas espelhado no PC.

Quem cuida do envio e recebimento de mensagens é o smartphone. Ele é que é responsável pela função de criptografia que embaralha as mensagens e só permite que remetente e destinatário tenham acesso ao conteúdo, por exemplo.

Por isso, quando o celular é desconectado da internet ou fica sem bateria, não é possível continuar usando o aplicativo pelo computador.

Como fica

No teste, o WhatsApp vai usar um sistema para sincronizar as mensagens entre o celular e outros aparelhos conectados, se transformando em um app "multiplataforma".

Para usar o WhatsApp em um computador, continuará sendo necessário escanear um QR Code a partir do telefone, como acontece atualmente.

Mas haverá um passo a mais antes disso: para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do app, será solicitado o desbloqueio biométrico (com reconhecimento facial ou impressão digital) no smartphone.

O objetivo é impedir acessos indesejados, como os que acontecem em clonagem ou roubo de contas.

E se eu trocar de celular?

Se uma pessoa trocar de celular ou se um terceiro conseguir entrar em sua conta por outro smartphone, todos os dispositivos complementares serão "automaticamente desconectados como medida de segurança", segundo o WhatsApp.

"Se um número de telefone mudou de dono, por exemplo, queremos garantir que o antigo dono não tenha mais acesso à mesma conta de WhatsApp", afirmou a empresa ao G1.

"Desafios' para a segurança

Essa novidade muda a arquitetura de funcionamento do WhatsApp, que fica mais parecido com o concorrente Telegram.

Segundo o próprio aplicativo, isso trouxe "desafios de segurança", como garantir que dispositivos associados a uma conta fossem somente os autorizados pelo dono.

A empresa diz que esses desafios foram resolvidos. O histórico de mensagens, por exemplo, será sincronizado com criptografia entre dispositivos - o que mantém o nível de segurança atual.

Depois que um dos aparelhos "recuperar" as mensagens que foram trocadas em outro, o histórico dos chats será acessado a partir de um banco de dados local.

Na prática, as mensagens não vão ficar mais armazenadas somente no celular, mas também de forma local nos computadores.

Comunicar erro

Comentários