Conheça os alimentos que ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade

A combinação de certas de vitaminas, minerais e gorduras boas pode ajudar as funções cerebrais, proporcionar mais energia e controlar as emoções.

Por João Paulo Pereira em 24/10/2021 às 07:52:22
Castanhas são ricas em triptofano, responsável pela produção de serotonina(hormônio do bem-estar) - Foto: Ed Machado/ Arquivo Folha

Castanhas são ricas em triptofano, responsável pela produção de serotonina(hormônio do bem-estar) - Foto: Ed Machado/ Arquivo Folha

Devido ao isolamento social pandêmico, os casos de ansiedade aumentaram significativamente. O Brasil é o país que lidera o ranking dos ansiosos. Segundo dados de 2020 da Organização Mundial da Saúde (OMS),

9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, e a depressão afeta 5,8% da população.

Ainda de acordo com a entidade, a depressão é a doença que mais contribui com a incapacidade no mundo.Ela é também a principal causa de mortes por suicídio, com cerca de 800 mil casos por ano.

As principais causas estão associadas a questões pessoais, sociais e econômicas. Ambas as situações pedem tratamento especializado, e mesmo multidisciplinar, em que a alimentação pode atuar como um auxiliar para a retomada da normalidade.

Hormônios fora do eixo

De acordo com o psicólogo José Roberto da Silva, entre os principais sintomas de ansiedade estão a dificuldade de concentração, frequência cardíaca elevada, respiração ofegante e sensação de cansaço.

É preciso ficar atento a esses sinais, que podem atrapalhar de forma altamente negativa a nossa vida. O especialista ainda fala que tanto em quadros de ansiedade como em depressão ocorre desequilibro hormonal. "Este desequilíbro diminui alguns hormônios responsáveis pelo bem-estar, felicidade e prazer, como a dopamina e serotonina", comenta.

Alimentação é amiga

"Acrescentar alguns alimentos à dieta pode ajudar no controle do transtorno, principalmente quando damos preferência àqueles ricos em probióticos, triptofano, magnésio, ômega-3, e vitamina C. Esses nutrientes ajudam a regular a flora intestinal e aumentam a produção de serotonina, hormônio conhecido por ser o responsável pela nossa felicidade", comenta a nutricionista Bettina Del Pino.

E se há substâncias que agem como gatilhos do bem-estar, ter uma alimentação saudável pode mesmo reduzir os sintomas de transtornos, contribuindo para a melhora da saúde mental, já que a combinação de certas de vitaminas, minerais e gorduras boas pode ajudar as funções cerebrais, proporcionar mais energia e controlar as emoções.

Vale ressaltar que a alimentação não cura ansiedade ou depressão, mas podem contribuir na diminuição dos sintomas, é aconselhável acompanhamento psicológico.

O que evitar?

A nutricionista clínica e esportiva, Liliane Oliveira, conta que, da mesma forma que existem ingredientes que corroboram para uma boa saúde mental e emocional, há outros que devem ser evitados por agravarem as crises. É o caso daqueles que são ricos em açúcares e sódio, lanches fast food, bebidas alcoólicas, gorduras trans e até café.

"O café contém cafeína, que provoca o aumento do cortisol (homônimo liberado no estresse), que em altas quantidades aumenta os sintomas de ansiedade. Bebidas alcóolicas podem desequilibrar a serotonina e outros neurotransmissores associados ao prazer e relaxamento"", detalha a profissional.

Amigos da saúde mental

O ômega 3 é uma gordura que ajuda no funcionamento do cérebro e reduz ansiedade. Fontes: atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas, etc

O magnésio é mineral que ajuda em casos de ansiedade e estresse. Fontes: sementes de abóbora, linhaça, chia, banana, aveia. etc

O triptofano ajuda a produzir serotonina. Fontes: queijo, banana, ovo, chocolate, castanhas, peixes, cacau, frango, etc

A vitamina C é um poderoso antioxidante. Fontes: acerola, laranja, goiaba, limão, brócolis, etc

Fonte: Por Vitória Queiroz - Portal Folha de Pernambuco

Comunicar erro

Comentários