Aplicativo vai monitorar retirada ilegal de madeira do Pajeú, diz Secretário do Meio Ambiente de PE

Por João Paulo Pereira em 24/11/2021 às 07:05:41

Durante entrevista na manhã desta terça (23) na Rádio Pajeú, o secretário Estadual do Meio Ambiente, Antônio Bertotti, informou que será lançado um aplicativo para o monitoramento da retirada da madeira proveniente da Caatinga na região.

De acordo com o secretário, o aplicativo poderá identificar qual o tipo de madeira que está sendo transportada nos caminhões, já que a madeira de forma irregular é fruto do tráfico e do desmatamento irregular.

Bertotti disse ainda que foi feita uma parceria junto à Secretaria de Defesa Social para capacitar os policiais para que se identifique a origem da madeira.

Ainda segundo o secretário, nem toda madeira transportada pode ser considerada de origem ilegal. "Quando você ver um caminhão transportando madeira, ela pode ser oriunda por exemplo de um uso sustentável. A Caatinga é protegida pelo Código Florestal, onde você tem que ter 20% da área protegida integralmente que é a reserva legal, mas você pode tirar madeira, desde que você diga para a Agência Estadual Ambiental ou para o órgão municipal que essa madeira foi feita na forma de corte rotativo. O que está errado e foi denunciado pelo Grupo Fé e Política da Diocese de Afogados e que o Governo do Estado fiscaliza e que estamos avançando nessa fiscalização, é que o corte irregular dessa madeira que deixa a terra nua, segundo estudos, mostra que 13% da área de Caatinga esteja em processo de desertificação", disse o secretário.

O aplicativo estará disponível somente a partir de março de 2022 e que todo cidadão poderá baixar o aplicativo e formular a denúncia, já que será possível tirar uma fotografia do caminhão que está transportando a madeira e, através da tecnologia, poderá identificar o tipo e o volume da madeira e com isso poderá ser verificado se a madeira transportada corresponde a que está na nota fiscal.

Visita a Itapetim

Foto: Edvaldo Campos/reporterdosertao.com

O secretário também esteve nesta terça-feira visitando a Associação de Mulheres do Sítio Gameleira, na zona rural de Itapetim. Ao lado do prefeito Adelmo Moura e de outras lideranças, José Bertotti assinou convênio para implantação de viveiro de mudas e revitalização de nascentes. O convênio foi firmado com a Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú. O encontro também contou com a presença de representantes de outros municípios do Pajeú.


Fonte: Afogados Online, com informações adicionais do Repórter do Sertão

Comunicar erro

Comentários

Acompanhantes Universitarias