Sobe para 43 as cidades afetadas pelas chuvas na Mata Sul e Agreste de Pernambuco; desalojados chegam a 7.057

H√°, ainda, 39 munic√≠pios em situação de emerg√™ncia.

Por João Paulo Pereira em 09/07/2022 às 08:05:56
Fortes chuvas no município de Água Preta - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fortes chuvas no município de Água Preta - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Subiu de 42 para 43 o número de cidades afetadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias na Zona da Mata Sul e Agreste de Pernambuco. O município mais recente a entrar na lista é Escada, na Zona da Mata.

Segundo informações da Defesa Civil de Pernambuco divulgadas nesta sexta-feira (8), 39 cidades decretaram situação de emerg√™ncia.

H√°, ainda, 1.271 pessoas desabrigadas e outras 7.057 desalojadas nas regiões afetadas.

As cidades que registraram danos e prejuízos foram: √Āguas Belas, √Āgua Preta, Altinho, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cort√™s, Escada, Gameleira, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jaqueira, Jucati, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Maraial, Palmares, Palmerina, Panelas, Paranatama, Quipap√°, Rio Formoso, Salo√°, São Benedito do Sul, São Bento do Uma, São Joaquim do Monte, São João, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Terezinha e Xexéu.

Com o município de Ibirajuba, no Agreste, o número de cidades que decretaram situação de emerg√™ncia por decorr√™ncia das fortes chuvas passou de 38 para 39.

São elas: √Āguas Belas, √Āgua Preta, Altinho, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cort√™s, Gameleira, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jaqueira, Jucati, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Maraial, Palmerina, Panelas, Paranatama, Rio Formoso, Salo√°, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, São João, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Terezinha e Xexéu.

O total de desabrigados também foi atualizado, passando de 1.446, nessa quinta (7), para 1.271 nesta sexta (8). Além disso, o número de pessoas desalojadas passou de 8.640 para 7.057.

O Governo de Pernambuco informou que estendeu para os municípios da Mata Sul e do Agreste o Auxílio Pernambuco, pagamento de R$ 1,5 mil, em parcela única, destinados às vítimas das chuvas no Estado.

A orientação da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) é que a população moradora dos locais afetados siga em alerta e não ultrapasse √°reas inundadas ou alagadas. O órgão possui atendimento 24h e pode ser acionado pelos telefones (81) 3181-2490 e 199.

Fonte: Por Portal Folha de Pernambuco

Comunicar erro

Coment√°rios