Secretarias e Diretorias de Cultura do Pajeú se unem para debater a Lei Paulo Gustavo

Por João Paulo Pereira em 08/12/2022 às 09:40:04

Após o movimento Pajeú na Lei Aldir Blanc, o Pajeú se une novamente para debater políticas públicas e dessa vez a pauta é a Lei Paulo Gustavo que está em vias de articulações legais e políticas para liberação de recurso para estados e municípios.

Representantes das secretarias e diretorias de cultura de várias cidades da região se reuniram pela segunda vez com o intuito de trocar experiências e ideias para garantir melhor planejamento e execução dos recursos da Lei.

O secretário de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins, destacou a diversidade pajeuzeira:

"O PAJEÚ respira cultura, é uma região de inspiração pra arte... essa Lei fará o pulsar ser mais forte, do pé de serra ao xaxado, do pífano ao rock, do artesanato ao áudio visual, enfim no apoio à diversidade cultural."

Henrique Marinho, secretário de Cultura, Turismo e Esportes de São José do Egito contextualizou a importância do recurso para o cenário atual:

"Dentro de um cenário de perseguição que a cultura brasileira sofreu nos últimos 4 anos associado ao agravamento que a pandemia trouxe a todos os setores, a Lei Paulo Gustavo nos possibilita, desde que bem administrada, colocar nossas "engrenagens" pra começar a "moer" novamente e tentar recuperar esse setor tão afetado."

O também secretário de Cultura Anildomá Willams, representante de Serra Talhada também falou sobre a importância da aplicação da LPG:

"A Lei Paulo Gustavo chega num momento que mais precisamos para fortalecer a rede produtiva da cultura aqui no sertão do Pajeú. É uma oportunidade bacana para primarmos pela diversidade na distribuição dos recursos, com ações afirmativas para população negra e culturas afro brasileiras, povos indígenas, tradicionais e quilombolas, mulheres e pessoas do segmento LGBTQIA+, Pessoa com Deficiência (PcD) e outras minorias. Vai ser arretado trabalhar a LPG desse jeito."

A reunião coletiva contou com a participação de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama. Os encontros deverão seguir de maneira itinerante, objetivando envolver os municípios no estudo das aplicações legais para alcançar o melhor aproveitamento dos recursos que serão recebidos, beneficiando artistas e toda cadeia da economia criativa.

A produtora e poetisa Isabelly Moreira que também esteve presente nas reuniões defendeu que para se obter um bom plano de ação, é de suma importância o diálogo do poder executivo com a classe artística. Acrescentou que os desafios continuam enormes, mas que foi possível extrair bons ensinos da aplicação da LAB1 e que o fato de o Pajeú seguir unido em mais uma movimentação em prol de políticas públicas, já endossa o reconhecimento à importância da LPG.


Fonte: Assessoria

Comunicar erro

Comentários