Paulo Câmara entrega segunda etapa das obras do Hospital Geral do Sertão em Serra Talhada

Por João Paulo Pereira em 21/12/2022 às 09:37:47

Nessa terça-feira (20), foi entregue a segunda etapa das obras do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada. A abertura da unidade foi antecipada no início da pandemia da COVID-19, em 2020, com liberação da primeira etapa do serviço para atendimentos exclusivos a pacientes com a doença. O ato reuniu os gestores da OSS Hospital do Tricenten√°rio e autoridades políticas, como o governador Paulo Câmara e o secret√°rio de saúde, André Longo.

Com a abertura da segunda etapa, serão entregues 90 leitos de internação e 63 de emerg√™ncia, totalizando 153 leitos operacionais, além de ambulatórios de diversas especialidades para pacientes egressos com toda a infraestrutura para realização de exames e demais procedimentos.

Dos 153 leitos, 40 são de UTI, sendo 30 para adultos e 10 para pacientes pedi√°tricos. Outros 50 são leitos de enfermaria: 20 de clínica médica, 20 de clínica cirúrgica e 10 de pediatria. Os 63 demais leitos são para os atendimentos de emerg√™ncia. Das vagas de terapia intensiva, 10 são voltadas para a COVID-19. Até então, o hospital funcionava apenas para assist√™ncia a pacientes suspeitos ou confirmados para a doença oriundos da região.

Ortopedia, cirurgia geral e pedi√°trica e cardiologia são algumas das especialidades ofertadas nos ambulatórios. A estrutura contar√°, ainda, com exames de bioimagem com tomografia computadorizada, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, raio X, ultrassonografia e eletroencefalograma.

Cerca de 500 profissionais, entre médicos e outros trabalhadores da saúde, além de funcion√°rios da √°rea administrativa, atuarão no HEC. Com a inauguração total, a expectativa é que os investimentos na edificação ultrapassem R$ 47 milhões. Ao todo, o hospital ter√° 10 mil metros quadrados (m¬≤) de √°rea construída.

O serviço beneficiar√° mais de 842 mil habitantes de 35 cidades do sertão pernambucano das VI, X e XI Ger√™ncias Regionais de Saúde (Geres), que englobam a 3¬™ macrorregião de saúde.

Fonte: Blog do Nill J√ļnior

Comunicar erro

Coment√°rios