Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense leva Serra Talhada para avenida e é campeã do Carnaval do RJ

Por João Paulo Pereira em 23/02/2023 às 07:33:03

A história e a cultura de Serra Talhada foram destaques no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo representadas pelas escolas de samba Imperatriz Leopoldinense e Mancha Verde, campeã e vice-campeã, respectivamente.

Com o enredo baseado na história do maior cangaceiro do Brasil, o serra-talhadense Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense se sagrou a grande campeã do Carnaval 2023 do Rio de Janeiro, conquistando 269,8 pontos, nesta quarta-feira (22).

A escola apresentou na avenida a diversidade cultural do Sertão nordestino, embalada pelo samba-enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida", baseado nos cordéis "A Chegada de Lampião no Inferno" e "O grande debate que teve Lampião com São Pedro", de autoria do cordelista José Pacheco.

Já a Mancha Verde levou para a avenida a história e a trajetória do xaxado, dança típica do Sertão originada na época dos cangaceiros e dançada por Lampião e seu bando, como conta a história. Com a presença do grupo de xaxado serra-talhadense Os Cabras de Lampião, a escola emocionou o público com o samba-enredo "Sou Xaxado, sou Nordeste, sou Brasil" e conquistou o vice-campeonato do Carnaval de São Paulo, com 269,9 pontos.

"É uma alegria indescritível ver a cultura de nossa terra sendo representada para o mundo todo na passarela do samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Aproveito para parabenizar a escola Imperatriz Leopoldinense pelo título e a Mancha Verde pelo vice-campeonato, as duas fizeram desfiles lindos, emocionantes, e certamente contribuíram imensamente para a divulgação e valorização das riquezas de nossa amada Serra Talhada. Aproveito mais uma vez para parabenizar Os Cabras de Lampião pelo desfile na Mancha Verde, nos enchendo de muito orgulho", comentou a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado.

Fonte: Blog do Nill Júnior

Comunicar erro

Comentários