Apac divulga previsão clim√°tica para próximos tr√™s meses

Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana devem ter acumulado de chuvas de normal a acima da m√©dia

Por João Paulo Pereira em 27/03/2023 às 07:55:21
Foto: João Paulo Pereira

Foto: João Paulo Pereira

A Ag√™ncia Pernambucana de √Āguas e Clima (Apac) divulgou a previsão clim√°tica para os meses de abril, maio e junho. Segundo a ag√™ncia, os modelos clim√°ticos de previsão da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indicam condições de aquecimento nos oceanos Pacífico e Atlântico que devem ocasionar um acumulado de chuvas de normal a acima da média no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

Para o Sertão pernambucano a previsão é que as chuvas sejam mais escassas. A ag√™ncia informa que a população deve esperar chuva de normal a abaixo da média no extremo oeste do Sertão de São Francisco. O trimestre corresponde ao final do período chuvoso da região.

Outro ponto relevante para a Apac em relação às mudanças de intensidade de chuvas são as anomalias de temperatura do Atlântico. Segundo a ag√™ncia, o litoral pernambucano est√° sujeito a eventos intensos de chuva, por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento das previsões di√°rias.

As chuvas acumuladas este ano ficaram acima da média em boa parte das regiões do Estado. As chuvas na Região Metropolitana do Recife ficaram 42% acima da média para o período. Zona da Mata teve 43% √°guas acima da média e apenas o Agreste e o Sertão ficaram abaixo do que era esperado para os tr√™s primeiros meses do ano. O acumulado foi de 17% abaixo da média no Agreste e 48% abaixo da média no Sertão.

Vale ressaltar que as regiões os quais tiveram destaques para acumulados abaixo da média se deram no Agreste Meridional com 42% abaixo da média e o Sertão de São Francisco com 63% abaixo da média entre os meses de janeiro e fevereiro.

Fonte: Por Portal Folha de Pernambuco

Comunicar erro

Coment√°rios