Super onda de calor atingirá Brasil nos próximos dias

Por João Paulo Pereira em 18/09/2023 às 12:50:00

A MetSul Meterorologia adverte para um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil nos próximos dias. As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura m√°xima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o m√™s de setembro e talvez até absolutos.

Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias. J√° faz muito calor neste começo de semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas na segunda metade da semana a massa de ar se reforça ainda mais com temperatura atipicamente elevadas, mesmo calor intenso não sendo incomum nestas √°reas do território nacional no m√™s de setembro.

Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandar√° atenção das autoridades. Serão v√°rios estados em que o calor ser√° muito intenso a extremo.

Marcas perto ou acima dos 40¬ļC devem se dar ainda em muitas cidades do Norte, de Goi√°s, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste.

Evid√™ncias de estudos sugerem que a mudança clim√°tica est√° aumentando a frequ√™ncia de cúpulas de calor intensas, bombeando-as para mais alto na atmosfera, algo não muito diferente de adicionar mais ar quente a um balão de ar j√° aquecido.

A MetSul Meteorologia adverte que o nível de calor esperado para os próximos dias em muitas √°reas do território brasileiro atingir√° patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulner√°vel, como enfermos e idosos.

Normalmente, o calor no Brasil é percebido com um evento normal no clima e até celebrado, mas o país não mantém estatísticas sobre mortalidade relacionada à alta temperatura.

O calor é um causador silencioso de mortes, diferentemente do que ocorre com desastres pela chuva. Os poucos levantamentos sobre mortes associadas ao calor no Brasil estão em alguns estudos epidemiológicos em pesquisas da Medicina e não da Meteorologia.

Fonte: Blog do Nill J√ļnior

Comunicar erro

Coment√°rios