Levantamento aponta que o Sertão do Paje√ļ j√° registrou 61 assassinatos em 2023

Por João Paulo Pereira em 09/10/2023 às 14:09:26
Oitavo homicídio registrado em Itapetim no dia 28 de setembro, no Sítio Cacimba de Roça. Foto: reporterdosertao.com

Oitavo homicídio registrado em Itapetim no dia 28 de setembro, no Sítio Cacimba de Roça. Foto: reporterdosertao.com

A 20¬™ √Ārea Integrada de Segurança (AIS-20), que tem como sede Afogados da Ingazeira e é composta por outras 11 cidades do Pajeú j√° registrou até agora 37 homicídios, os dados foram atualizados pela Secretaria de Defesa Social no seu site oficial, com números relativos aos meses de janeiro a setembro.

O levantamento é do Blog do Erbi, que contabilizou o crime de morte ocorrido na última quinta (5), em São José do Egito, e também o deste s√°bado (7) em Tuparetama.

Segundo o blog do Erbi, a terceira maior cidade do Pajeú, responde sozinha por mais de 33% das mortes ocorridas em toda √°rea de segurança. São José do Egito, em 2023, só não registrou mortes em fevereiro e abril. Somente em setembro, foram 3 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos em solo egipciense.

Das doze cidades que compõem a √°rea integrada de segurança, sete registraram crimes contra a vida; São José do Egito lidera a lista com 12, Itapetim tem 8, Tabira 6, Iguaracy 4, Afogados e Carnaíba tem 3 cada, Tuparetama agora tem uma morte.

Solidão, Quixaba, Ingazeira, Brejinho e Santa Terezinha são as únicas que ainda não tiveram homicídios registrados em 2023.

Quando falamos do Pajeú, que é formado por dezessete cidades, as doze da 20¬™ √°rea integrada de segurança e mais cinco, os números são ainda piores: em Serra Talhada j√° foram mortas 14 pessoas esse ano, em Flores foram 5, Calumbi 3, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde tem um homicídio confirmado cada.

Em Pernambuco – Pelo terceiro m√™s consecutivo, Pernambuco registra explosão no número de mortes violentas. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 319 pessoas foram vítimas em setembro de 2023. No mesmo período do ano anterior, foram somados 222 ocorr√™ncias. Isso significa que houve um aumento de 43,68%.

Fonte: Blog do Nill J√ļnior, com informações do Blog do Erbi

Comunicar erro

Coment√°rios