"Estou muito feliz, mas parece que a ficha ainda não caiu. Fiquei tanto tempo lutando, às vezes pensando se Medicina realmente era para mim. Agora, entrar no site e ver meu nome na lista não tem preço. É uma sensação única, um misto de emoções."
Esse é o sentimento de João Vitor da Silva Alves, de 20 anos, morador do Sítio Ambó, na zona rural de Itapetim. O jovem foi aprovado no ENEM de 2022 e ganhou uma integral, através do Programa Mais Médicos, para cursar Medicina na Faculdade de CiĂȘncias Médicas de Jaboatão dos Guararapes (AFYA).
João é filho do casal de agricultores João Bosco Leite e Regileide Batista. Eles também trabalham como feirantes com uma banca de frutas e verduras nas feiras livres de Itapetim e São José do Egito.
Vitor faz o ENEM desde 2019 e jĂĄ havia sido aprovado para os cursos de Odontologia, Direito e Engenharia Civil. O conselho do jovem para quem busca uma oportunidade é estudar e nunca desistir.
"Estudar muito e não desistir. Às vezes parece que sua vez não chega. VocĂȘ olha ao redor, vĂȘ tanta gente conseguindo e se questiona se vocĂȘ é realmente capaz. Mas tem que manter o foco, acreditar que é possível e confiar que tudo vem no momento certo. Quando vocĂȘ menos espera, acontece", diz.
Estudante de escola pública, João Vitor cursou o ensino fundamental, do 1Âș ao 5Âș ano, no Grupo Escolar Padre João Leite, na mesma comunidade onde mora. Do 6Âș ao 9Âș ano ele estudou na Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho em Itapetim e fez o ensino médio na Escola Técnica Estadual Professora Célia Siqueira, em São José do Egito.
"Exercer uma medicina humana, com amor, olho no olho. Conversar com as pessoas e fazer o bem dentro e fora da minha profissão", conclui o futuro médico que deve iniciar o curso no fim de janeiro para o começo de fevereiro de 2024.