Antes palco de guerra entre famĂ­lias, Cabrobó, no Sertão de PE, estĂĄ hĂĄ mais de um ano sem homicĂ­dios

Por Paulo Ricardo Sobral, TV Grande Rio Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, estĂĄ vivendo um momento histórico. O municĂ­pio estĂĄ hĂĄ mais de um ano sem registrar assassinatos.

Por João Paulo Pereira em 10/03/2020 às 18:27:15

Por Paulo Ricardo Sobral, TV Grande Rio

Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, estĂĄ vivendo um momento histórico. O municĂ­pio estĂĄ hĂĄ mais de um ano sem registrar assassinatos. Isso só foi possĂ­vel graças a um trabalho realizado em conjunto com todas as esferas da sociedade. Uma conquista e tanto para uma cidade que jĂĄ foi marcada pela violĂȘncia das brigas entre famĂ­lias.

O municĂ­pio jĂĄ viveu dias sombrios. A violĂȘncia causou muitos estragos no passado, por causa de brigas entre famĂ­lias. A do agricultor BarnĂĄ Russo era uma delas. "Essa guera começou na dĂ©cada de 80, no municĂ­pio de BelĂ©m do São Francisco e veio para Cabrobó no ano de 1994. AĂ­ terminou envolvendo cinco famĂ­lias. Foi um passado muito triste, causou muitas mortes, acabou muitas famĂ­lias, mais de 300 mortes.", diz o agricultor.

"Procuramos os lĂ­deres das famĂ­lias e conseguimos acabar com esse passado. Inclusive, graças a Deus, Cabrobó hoje Ă© referĂȘncia, em Pernambuco e nacionalmente, e vamos celebrar no mĂȘs de junho a 21ÂȘ missa da paz envolvendo as famĂ­lias do Sertão", completa seu BarnĂĄ.

Depois do acordo firmado entre as famĂ­lias, a paz se restabeleceu no municĂ­pio que tem quase 35 mil habitantes. Cabrobó ganhou ares de cidade pacata e as cenas vistas pelas ruas ajudam a ter uma noção disso. "Cabrobó Ă© muito tranquilo. Teve uma Ă©poca que foi pouco amedrontante (sic), mas agora estĂĄ tudo legal. É muito calmo", afirma a comerciante Maria Lucas Vieira.

A tranquilidade de Cabrobó não Ă© apenas aparente. TambĂ©m foi comprovada pelas estatĂ­sticas. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o municĂ­pio não registra assassinatos hĂĄ mais de um ano.

A redução foi gradativa e vem sendo observada desde 2017, quando foram registrados 14 homicĂ­dios. Em 2018 caiu pra 8, sendo o Ășltimo registrado no mĂȘs de dezembro. Em 2019 não houve nenhum. E atĂ© o dia 9 de março deste ano, ninguĂ©m foi assassinado.

Outros 11 municĂ­pios de Pernambuco tambĂ©m estão hĂĄ mais de um ano sem qualquer ocorrĂȘncia de morte violenta: Alagoinha, Cumaru, Palmerina e Salgadinho, no agreste; São Benedito do Sul, na zona da mata; Triunfo, Itacuruba, Granito e Serrita, no Sertão, tambĂ©m não registram homicĂ­dios desde de 2017; e ainda a Ilha de Fernando de Noronha onde ninguĂ©m Ă© assassinado hĂĄ 11 anos.

De acordo com o delegado da cidade, João Leonardo Freire Cavalcanti, em Cabrobó ainda houve uma redução em outros tipos de crimes. "AlĂ©m dos homicĂ­dios, Tivemos redução nos crimes de roubo, furtos e nas fraudes em geral. Cabrobó faz parte da IS 25, que teve no ano de 2019 uma redução de 20% nos crimes patrimoniais. Só o municĂ­pio de Cabrobó, grande responsĂĄvel por essa redução expressiva, chegou a ter uma redução de 41% no de 2019, em relação ao mesmo perĂ­odo de 2018".

Diversas instituições contribuĂ­ram para a diminuição nos Ă­ndices de violĂȘncia em Cabrobó. A polĂ­cia civil, com rapidez nas investigações e no envio de inquĂ©ritos. A PolĂ­cia Militar com um trabalho de prevenção. O prefeito do municĂ­pio, MarcĂ­lio Cavalcanti, afirma que o diĂĄlogo direto com a população tem ajudado muito.

O municĂ­pio Ă© o Ășnico da região a ter um conselho de segurança pĂșblica próprio, que existe desde julho de 2018.

"O Conselho de Segurança Ă© uma instância de governança e de diĂĄlogo sobre a questão da segurança pĂșblica de nosso municĂ­pio. Ele foi importante para a construção desses resultados, porque ele permitiu uma aproximação entre os diversos órgão pĂșblicos que oferecem segurança pĂșblica em nosso municĂ­pio", afirma Elionai Dias, presidente do Conselho Municipal de Segurança de Cabrobó.

"Segurança pĂșblica não Ă© apenas enfrentamento, ela compõe uma rede de proteção maior, que integra secretaria da mulher, ação social, educação. A gente permitiu que essas instâncias de oferecimento de segurança pĂșblica dialogassem. São ações que vĂȘm a fortalecer essa construção desse resultado em nosso municĂ­pio", completa Elionai.

O municĂ­pio de Cabrobó mostra que, quando cada um faz a sua parte, unidos pelo mesmo propósito, Ă© possĂ­vel mudar a realidade do lugar onde vivemos. Os moradores sentem orgulho do resultado alcançado. "Aqui, na minha cidade, a gente pode andar tranquilamente", diz o vigilante JĂșnior Nogueira.

Comunicar erro

ComentĂĄrios