Avó de Michelle Bolsonaro morre de Covid-19 em hospital pĂșblico do DF

Por Carolina Cruz, G1 DF A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro morreu vĂ­tima da Covid-19, na madrugada desta quarta-feira (12), no Hospital Regional de Ceilândia, no...

Por João Paulo Pereira em 12/08/2020 às 12:09:22

Por Carolina Cruz, G1 DF

A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro morreu vĂ­tima da Covid-19, na madrugada desta quarta-feira (12), no Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 3 de julho.

Questionado pelo G1, o PalĂĄcio do Planalto não havia comentado o falecimento da idosa atĂ© a Ășltima atualização desta reportagem. HĂĄ mais de um mĂȘs o governo federal mantĂ©m o posicionamento de não se pronunciar sobre o estado de saĂșde dela.

De acordo com o prontuĂĄrio mĂ©dico, Maria Aparecida foi encontrada "por populares, na rua, caĂ­da" na região onde mora, em Ceilândia, no dia 1Âș de julho. A região Ă© a que concentra o maior nĂșmero de casos de coronavĂ­rus no DF, com 15.203 registros atĂ© esta terça-feira (11).

Inicialmente, a idosa foi levada ao hospital da região, com falta de ar. No mesmo dia, ela foi encaminhada para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) - a 32 quilômetros de distância - unidade onde havia vaga em UTI naquele dia.

A avó da primeira-dama permaneceu em tratamento intensivo durante toda a internação. Ela apresentou instabilidade no quadro clĂ­nico nas Ășltimas semanas, chegando a registrar melhora por duas vezes. No dia 3 de agosto, a paciente deixou a entubação e respirava com ajuda de mĂĄscara de oxigĂȘnio.

Nesta quarta (12), o Instituto de Gestão EstratĂ©gica de SaĂșde do Distrito Federal (Iges-DF), que administra o Hospital de Santa Maria informou que Maria Aparecida havia sido transferida para o Hospital Regional de Ceilândia. O G1 questionou a motivação, mas não obteve retorno atĂ© a Ășltima atualização desta reportagem.

Michelle Bolsonaro recuperada

A morte de Maria Aparecida ocorre um dia após Michelle Bolsonaro informar, por meio das redes sociais, que estĂĄ recuperada da Covid-19. Ela foi diagnosticada com a doença em 30 de julho.

A primeira-dama foi infectada após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tambĂ©m ser contaminado. Ele informou no dia 7 de julho que seu exame tinha dado positivo.

A primeira-dama mora, o presidente Bolsonaro e as filhas LetĂ­cia e Laura moram na residĂȘncia oficial, no PalĂĄcio da Alvorada, em BrasĂ­lia. No comunicado em que Michele anuncia que estĂĄ recuperada, tambĂ©m mostra imagem de exames negativos das filhas.

CoronavĂ­rus no DF

Desde o inĂ­cio da pandemia, o DF registrou 1.815 mortes por Covid-19. Somente nesta terça (11), a Secretaria de SaĂșde confirmou 53 novos óbitos pela doença. Trata-se de um recorde em 24 horas, jĂĄ que o maior registro anterior era de 52 casos em um dia.

Ao todo, são 127.484 infectados. Desse total, 112.379 (88,2%) pessoas estão recuperadas do vĂ­rus na capital.

Comunicar erro

ComentĂĄrios