Cresce nĂșmero de cidades com mais eleitores que habitantes no Brasil

Por Felipe Grandin, G1 O nĂșmero de cidades com mais eleitores que habitantes cresceu 60% desde as Ășltimas eleições, em 2018. Atualmente, são 493 municĂ­pios nesta...

Por João Paulo Pereira em 25/09/2020 às 12:31:28

Por Felipe Grandin, G1

O nĂșmero de cidades com mais eleitores que habitantes cresceu 60% desde as Ășltimas eleições, em 2018. Atualmente, são 493 municĂ­pios nesta situação. É o que mostra um levantamento do G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do IBGE. HĂĄ dois anos, eram 308.

Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais, as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, disputas territoriais, migrações e fraudes.

O municĂ­pio com a maior diferença proporcional Ă© Severiano Melo (RN), que tem 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes, segundo estimativa do IBGE divulgada em julho de 2020. O nĂșmero de pessoas aptas a votar na cidade, portanto, equivale a 310% da população.

De acordo com a prefeitura, o municĂ­pio conta com ĂĄreas de disputa territorial com vizinhos. São sĂ­tios e comunidades cujas pessoas se identificam como de Severiano Melo e são atendidas pelo municĂ­pio, mas nos mapas pertencem a municĂ­pios próximos, como ItaĂș e Apodi.

A biometria confirma essa diferença. São 6.405 com registro biomĂ©trico na cidade, quase a mesma quantidade de eleitores.

"O TSE tem os dados censitĂĄrios dos adultos e o IBGE tem uma estimativa. Por que isso pode dar diferença? Porque nós temos um processo migratório muito intenso ainda", afirma Emerson Cervi, professor de CiĂȘncia PolĂ­tica da Universidade Federal do ParanĂĄ (UFPR).

O cientista polĂ­tico ressalta que hĂĄ uma mudança de população da região Sul para o Norte, alĂ©m das migrações que ocorrem dentro de cada região. E essas alterações mais recentes não são captadas pelo IBGE. "O Ășltimo Censo Ă© de 10 anos atrĂĄs. Então Ă© uma aproximação."

Outra diferença Ă© que o IBGE considera o domicĂ­lio civil, onde a pessoa efetivamente mora. JĂĄ o TSE leva em conta o domicĂ­lio eleitoral, que pode ser o lugar em que o eleitor tenha "vĂ­nculo polĂ­tico, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitĂĄrio".

Ou seja, se a pessoa morava em um municĂ­pio e se mudou para estudar ou trabalhar, pode continuar votando na cidade de origem. Se tem um imóvel ou interesses comerciais em outra cidade, tambĂ©m.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), isso Ă© mais comum em municĂ­pios pequenos, que oferecem poucas oportunidades de emprego.

O levantamento mostra que a maior parte das cidades nessa situação Ă© de pequeno porte: 475, ou 96% do total, tĂȘm menos de 10 mil habitantes. Dessas, 402 tĂȘm menos de 5 mil habitantes.

Um dos municĂ­pios de maior porte na lista Ă© Cumaru (PE), que tambĂ©m tem o maior nĂșmero absoluto de eleitores a mais que habitantes: 5.143. São 15.335 eleitores registrados e 10.192 habitantes.

A prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, afirma que o nĂșmero de habitantes da cidade foi superestimado no Censo 2000, que registrou 27.489 pessoas. No Censo 2010, o nĂșmero caiu para 17.103, que, segundo ela, era o correto. Essa tendĂȘncia de queda acabou sendo projetada nas estimativas de população para 2020.

"Cumaru nunca teve 27 mil habitantes. Se tivesse acontecido essa queda toda, teria um monte de casas abandonadas na cidade. Mas a cidade só cresceu nos Ășltimos 20 anos", diz ela. "Não temos 10 mil habitantes como diz o IBGE. Só a Secretaria de SaĂșde tem 15.800 moradores registrados."

Ela diz que hĂĄ vĂĄrios processos na Justiça para revisão da população, mas estima que só vai conseguir uma mudança com o próximo Censo, previsto para 2022.

O estado com maior nĂșmero de municĂ­pios do paĂ­s, 853, tambĂ©m lidera entre os que tĂȘm mais eleitores que habitantes: são 118 nesta situação em Minas Gerais.

Em seguida estĂĄ o Rio Grande do Sul, com 61 municĂ­pios, que tĂȘm 10.914 eleitores a mais.

O estado com a maior proporção de municĂ­pios com mais eleitores Ă© GoiĂĄs. São 58 nesta situação, ou 23,5% do total.

Comunicar erro

ComentĂĄrios