Na edição deste domingo (05), o programa Globo Rural exibiu uma reportagem sobre a desertificação da Caatinga por causa de mudanças climáticas. A matéria, produzida em setembro pela jornalista Beatriz Castro e o cinegrafista San Costa, mostra o trabalho da Associação de Mulheres do Sítio Gameleira, na zona rural de Itapetim.
O grupo replanta árvores nativas junto às nascentes do lugar onde vivem, desde 2012. Elas recebem o apoio da ONG Centro Sabiá. As mulheres produzem as mudas e acompanham o crescimento das plantas, um esforço que já rendeu 10 mil árvores.
"Se a gente não recuperar, futuramente não vai ter. Vai estar escasso. As pessoas das novas gerações não vão conhecer as espécies nativas", diz a agricultora Valéria Pereira ao Globo Rural.
Além do reflorestamento e preservação das nascentes, a Associação de Mulheres também trabalha com o reaproveitamento da água usada para tomar banho e lavar louças. Depois de usada a água passa por um filtro e é reutilizada para regar as plantas através de um sistema de gotejamento.
A reportagem também mostrou os municípios de Cabrobó, Petrolina e Afogados da Ingazeira. Assita a matéria completa no link abaixo: