Auxílio-Gás: pagamentos retomam nesta sexta-feira (17)

Por João Paulo Pereira em 15/06/2022 às 09:20:33
Gás de cozinha - Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

Gás de cozinha - Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

A partir de sexta-feira (17), o Auxílio-Gás, programa de benefício para as famílias inscritas no CadÚnico que destina cerca de 50% do valor do gás de 13kg, será pago junto com o Auxílio Brasil, para os beneficiários com NIS final 1. No ano de 2022, esse benefício será pago em todos os meses pares, esse mês o valor será de R$53. O Programa é gerido pelo Ministério da Cidadania.

Todas as famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo têm direito ao Auxílio-Gás, assim como as famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico. Ainda assim, o governo pretende priorizar as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Os critérios do programa são: Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses; famílias com menor renda por pessoa; famílias com maior quantidade de pessoas; famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil; famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

De forma automatizada, o programa seleciona a cada dois meses as famílias que serão incluídas para receber o benefício, de acordo com os critérios de priorização definidos pelo Ministério da Cidadania.

Os pagamentos são feitos pela Caixa, a cada dois meses, podendo ser por meio da conta Poupança Social Digital; conta Poupança Caixa Fácil ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social, nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.

A Agência Nacional do Petróleo publicará, mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de gás ao consumidor final, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços ou com outra fonte que a substitua.

É possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem e Atendimento Caixa pelo telefone 111, sendo que, em caso de dúvidas o beneficiário deverá entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.


Fonte: Por Manuella Queiroga

Comunicar erro

Comentários