Presidente de Portugal prestigia Bienal Internacional do Livro em São Paulo e recebe livro do poeta Rogaciano Leite

Por João Paulo Pereira em 04/07/2022 às 12:31:30
Filha de Rogaciano Helena Roraima e o Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa. Foto: Redes Sociais

Filha de Rogaciano Helena Roraima e o Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa. Foto: Redes Sociais

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe o livro Carne e Alma, do poeta itapetinense Rogaciano Leite, durante sua visita ao Espaço Cordel e Repente – Sertão de Carne e Alma – na 26° Bienal Internacional do Livro de São Paulo. É Portugal vindo até Rogaciano e a poesia de Rogaciano Leite indo para Portugal!!", disse a filha de Rogaciano Helena Roraima.

Um dos grandes nomes da literatura brasileira, Rogaciano Leite nascido no Sítio Cacimba Nova - zona rural de Itapetim, está sendo homenageado na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo: o poeta e jornalista Rogaciano Leite está com seu famoso livro de poemas "Carne e Alma" sendo lançado em uma nova edição em comemoração ao seu centenário, ocorrido em 2020. A ação é promovida pelo Espaço Cordel e Repente, organizado pela editora IMEPH, que vai desse sábado,02 até dia 10 de julho.

O evento ocorre na abertura da Bienal e será um momento de reverência a Rogaciano, "famoso por ter valorizado no Nordeste a cultura dos violeiros, cantadores e repentistas". Lançada originalmente em 1950, a coletânea de poesias "Carne e Alma" é dividida nesta versão em três partes: "Poemas Sertanejos", "Versos a Esmo" e "Lianas Amazônicas". Além disso, conta com artes do ilustrador Maurício Negro. Filha de Rogaciano Leite, Helena Roraima Leite ficou responsável pela organização da edição especial de "Carne e Alma" – obra que agora chega à sua quinta versão. Nela, é resgatada a versão original de 1950, acrescentadas ilustrações e texto introdutório de Helena "em reverência à obra e ao centenário do poeta" e aos 70 anos da primeira edição.

O livro e a obra está no espaço "Sertão de Carne e Alma", com 300 metros quadrados dedicados ao poeta, para falar sobre a vida e a obra de seu pai. A ideia é que, depois da Bienal, o livro seja lançado em outras capitais brasileiras e cidades do Vale do Pajeú. A programação da abertura terá também Declamação de Cordel e Contação de História, com Cleusa Santo; Pocket Show com o Grupo Cordel Cantante e Poetas Luciano Braga e Edi Maria, além de show com a cantora Kelly Rosa, Maciel Melo, Xangai, Bia Marinho, Encanto e Poesia.


Fonte: Blog do Marcello Patriota

Comunicar erro

Comentários