Pesquisador da UFRN explica tremor de terra no Sertão de Pernambuco

Na última quinta-feira (21), moradores de Petrolina e Lagoa Grande foram surpreendidos com tremores de terra.

Por João Paulo Pereira em 25/07/2022 às 07:47:20
Tremor de terra foi sentido em Lagoa Grande - Foto: Emerson Rocha

Tremor de terra foi sentido em Lagoa Grande �- Foto: Emerson Rocha

Moradores da zona rural de Petrolina e de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, tiverem uma experiência incomum na quinta-feira (21). Um tremor de terra, associado a um estrondo, forte foi sentido durante a manhã.

De acordo com a defesa civil de Petrolina, foi feito contato com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para ter informações sobre a possibilidade de registro de abalo sísmico na comunidade. Após análise dos dados da Estação Sismográfica, foi verificado o registro de um tremor de terra de magnitude preliminar calculada em 2.5 mR, no município de Lagoa Grande, e atingindo o Distrito de Cristália.

Professor titular do departamento de Geofísica da UFRN e coordenador do Laboratório Sismológico da mesma universidade, Aderson Farias do Nascimento explica a possível causa do tremor.

"Apesar de o Brasil ficar no interior de uma placa tectônica, existem falhas que são ativas, falhas geológicas que são ativas. Por tanto, não é raro que aqui no Nordeste, de vez em quando, a gente escute, sinta, eventos sísmicos de magnitude", explica o professor.

"São falhas geológicas que estão sendo reativadas e a gente não tem como prever a magnitude, a localização, nem o tamanho que esses eventos estão sendo provocados no interior da terra", completa o especialista.

A Defesa Civil de Petrolina ainda orienta que, em caso de novos tremores, aos moradores que estiverem dentro de casa, a mantenham a calma e procurarem um lugar mais seguro, debaixo de uma mesa ou do batente da porta; como também, que evitem ficar perto de janelas e espelhos, móveis altos e lugares onde haja fogo.

Caso esteja na rua, se mantenha em um lugar aberto, longe de edifícios altos, cabos de energia e árvores; e se estiver em lugares onde há muitas pessoas, evite correr até as portas, mantenha a calma e busque um lugar seguro. E por fim, caso esteja dirigindo, pare ao lado da estrada, não estacione em pontes e nem debaixo de cabos de energia.

Fonte: Por g1 Petrolina

Comunicar erro

Comentários