Professor e historiador Abrahão Filho lança livro sobre a história de Brejinho

Por João Paulo Pereira em 01/09/2022 às 14:52:16
Foto: Cortesia

Foto: Cortesia

O professor, poeta, mestre e historiador, Abrahão Francisco da Costa Filho, natural de Brejinho, no Sertão do Pajeú pernambucano, lançará no próximo dia 17 de setembro o livro "Uma História de Brejinho", que conta a história de sua cidade natal, conhecida como a "Terra mãe do Rio Pajeú.

O lançamento acontece, às 19h, no Salão Paroquial, localizado na Rua Manoel Félix, ao lado da Igreja Matriz, no Centro de Brejinho.

O livro UMA HISTÓRIA DE BREJINHO-PE é fruto de um trabalho de pesquisa do historiador, escritor e poeta Abrahão Filho sobre a Terra Mãe do Rio Pajeú. O livro é o primeiro capítulo da Dissertação de Mestrado, defendida por Abrahão no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a dissertação tem como título "Onde estão os livros? Uma história da Biblioteca Pública de Brejinho-PE".

Nessa primeira parte o autor faz um resgate da origem da comunidade de Brejo de José Nunes até a sua emancipação política, trazendo ainda um importante resgate sobre diversas matérias sobre Brejinho que foram publicadas no Jornal Diário de Pernambuco. Ao ler o primeiro capítulo da dissertação transformada em livro, o leitor terá a oportunidade de conhecer muitos fatos sobre as origens da cidade de Brejinho.

A obra tem prefácio da Profa. Dra. Cláudia Cury da UFPB e apresentação do Prof. Me. Alberto Rodrigues da Faculdade de Integração do Sertão e membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú e da Academia de Letras do Sertão Pernambucano do qual Abrahão Filho também faz parte.



Comunicar erro

Comentários