Pernambuco prorroga estado de emerg├¬ncia em sa├║de por Covid-19 at├ę 30 de junho

Por João Paulo Pereira em 31/03/2023 às 08:56:33
Teste contra Covid-19 - Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife

Teste contra Covid-19 - Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife

O estado de emerg├¬ncia em saúde pública por causa da Covid-19 em Pernambuco foi prorrogado até 30 de junho de 2023. O decreto com a extensão do prazo, assinado pela governadora Raquel Lyra, est├í publicado na edição desta sexta-feira (31) do Di├írio Oficial do Estado.

Essa é a segunda prorrogação do estado de emerg├¬ncia da atual gestão - a anterior foi justamente o primeiro decreto assinado por Raquel Lyra como governadora, em 2 de janeiro. Na ocasião, o prazo foi estendido até esta sexta-feira (31).

Nota técnica da Secretaria Executiva de Vigil├óncia em Saúde recomenda a prorrogação em virtude da emerg├¬ncia de saúde pública de import├óncia internacional decorrente do coronavírus, ainda vigente. Com a publicação, a governadora busca manter o estado para garantir o funcionamento do sistema de saúde e evitar perturbações sociais e econômicas, sucessivamente.

A nota técnica também "verifica uma variação importante do número de casos notificados e confirmados da Covid-19, com risco de aumento de novos casos tendo em vista o início do período sazonal propício a surtos/epidemias de variantes da Covid-19 e de outros vírus respiratórios".

"A população pernambucana aponta baixos índices de imunização contra a Covid-19, sobretudo nas doses de reforço necess├írias para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e demais grupos vulner├íveis às formas graves da doença", acrescenta texto do decreto.

Além disso, o decreto considera que, no momento, existem surtos de Covid-19 em v├írios países e regiões do mundo, persistindo o estado de emerg├¬ncia declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), "mantendo-se a possibilidade da necessidade imediata de ativação contingencial de diferentes componentes da resposta coordenada ao Covid-19 no ├ómbito da saúde pública".

Os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), atualizados na terça-feira (28), mostram que o Estado acumula 1.163.039 casos da Covid-19 e 22.724 mortes.

Fonte: Por Fabio N├│brega - Portal Folha de Pernambuco

Comunicar erro

Comentários