Em três meses, Neoenergia Pernambuco remove 12 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet

Por João Paulo Pereira em 26/04/2023 às 10:06:38

Apenas em três meses, a Neoenergia Pernambuco retirou 12 toneladas de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares de aproximadamente 1540 mil postes em todo o Estado. O número expressivo já nos primeiros meses do ano mostra os esforços da distribuidora em combater o crescente movimento de ocupações clandestinas nos postes da rede elétrica. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a retirada desses equipamentos garante a segurança das pessoas e evita incêndios em postes.

"Este trabalho de retirada de cabos e equipamentos fora do padrão ou instalados sem a permissão da concessionária é diário. Sempre estamos nos locais para organizar a rede e eliminar os riscos causados pelas empresas clandestinas ou mesmo pelas autorizadas, mas que estão com os cabos fora do padrão de segurança exigidos pelo setor", afirmou o Supervisor de Gestão de Compartilhamento de Infraestrutura, Weudo Monteiro

Em campo, as equipes técnicas fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet. Esse último é um dos maiores ofensores para as ocorrências de chamas, já que são equipamentos fora dos padrões técnicos, e switch e cabos UTP/STP, que são energizados a partir de uma ligação clandestina de energia.

"As distribuidoras de energia em todo país são obrigadas a compartilhar os postes pelas resoluções conjuntas 001/1999 da Aneel, Anatel e ANP e resolução Aneel 1.044/2022. Assim, para que qualquer estrutura seja instalada nos postes da rede elétrica é necessário apresentar um projeto, que será avaliado. As caixas de internet removidas nas nossas ações são as irregulares, instaladas à revelia da concessionária de energia e que por isso não tem segurança técnica", explica Weudo Monteiro.

RESPONSABILIDADE DA MANUTENÇÃO

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Pernambuco tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação representa. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.

REGULARIZAÇÃO

Para estimular a regularização, a Neoenergia Pernambuco vem buscando se aproximar das operadoras de telecomunicações. A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail, [email protected] para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.

SUA OPERADORA É REGULAR?

O cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Pernambuco no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, o cliente pode verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: em nosso site, na página principal, selecione "Atendimento > "Compartilhamento de infraestrutura" > clique em "Empresas de Telecom Habilitadas".

Comunicar erro

Comentários