Eclipse parcial da Lua acontece neste sábado; saiba onde será visível no Brasil

Fenômeno poder√° ser visto em alguns estados do Nordeste e Sudeste, mas ter√° uma cobertura baixa do nosso sat√©lite natural. Veja como ele acontece.

Por João Paulo Pereira em 28/10/2023 às 11:49:04
Eclipse lunar registrado da zona rural de Itapetim em 2019. Foto: João Paulo Pereira

Eclipse lunar registrado da zona rural de Itapetim em 2019. Foto: João Paulo Pereira

Neste s√°bado (28) espectadores do Cear√°, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte poderão observar um eclipse parcial da Lua.

O fenômeno, que também ser√° visível em parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, acontece quando o nosso satélite natural e o Sol estão em lados opostos da Terra. Mas voc√™ sabe como funciona esse tipo específico de eclipse?

Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua. E essa sombra tem dois tipos: a umbra e a penumbra.

A umbra é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol. J√° a penumbra é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.

Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. J√° o total acontece quando ela est√° totalmente mergulhada na umbra.

Por isso, neste s√°bado (28), os espectadores sortudos desses estados terão a chance de ver o segundo fenômeno: o parcial.

Durante esse s√°bado, o nosso satélite natural vai escurecer por um tempo, mas não desaparecer√° completamente.

Isso porque, segundo o Observatório Nacional (ON), a Lua mergulhar√° totalmente na penumbra, mas apenas 6% de sua superfície ser√° coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção do satélite que ficar√° "mordida".

Assim, o espectador menos atento pode até não perceber que est√° presenciando um eclipse do tipo!

"É importante lembrar que os eclipses da Lua ocorrem durante a Lua Cheia e que a Lua Cheia nasce quando o Sol se põe. Portanto, para observar esse espet√°culo, é recomend√°vel procurar locais com boa visibilidade para o leste, j√° que a Lua nascer√° com o eclipse em andamento", diz o ON.

Nas demais localidades do país, o eclipse ser√° penumbral, j√° que a Lua ter√° passado pela fase parcial antes de surgir no horizonte. Uma característica fundamental desse fenômeno é que a Lua escurece bem levemente, j√° que o satélite fica na sombra clara da Terra, ainda recebendo luminosidade do nosso astro.

Hor√°rio e visibilidade

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o eclipse parcial deste sábado durará aproximadamente 1h.

O pico do evento ser√° perto das 17h no hor√°rio de Brasília, mas o eclipse deve começar perto das 15h (a fase penumbral).

Fonte: Por Roberto Peixoto, g1

Comunicar erro

Coment√°rios

Acompanhantes Universitarias