Eclipse parcial da Lua acontece neste sábado; saiba onde será visível no Brasil

Fenômeno poderá ser visto em alguns estados do Nordeste e Sudeste, mas terá uma cobertura baixa do nosso satélite natural. Veja como ele acontece.

Por João Paulo Pereira em 28/10/2023 às 11:49:04
Eclipse lunar registrado da zona rural de Itapetim em 2019. Foto: João Paulo Pereira

Eclipse lunar registrado da zona rural de Itapetim em 2019. Foto: João Paulo Pereira

Neste sábado (28) espectadores do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte poderão observar um eclipse parcial da Lua.

O fenômeno, que também será visível em parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, acontece quando o nosso satélite natural e o Sol estão em lados opostos da Terra. Mas você sabe como funciona esse tipo específico de eclipse?

Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua. E essa sombra tem dois tipos: a umbra e a penumbra.

A umbra é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol. Já a penumbra é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.

Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra.

Por isso, neste sábado (28), os espectadores sortudos desses estados terão a chance de ver o segundo fenômeno: o parcial.

Durante esse sábado, o nosso satélite natural vai escurecer por um tempo, mas não desaparecerá completamente.

Isso porque, segundo o Observatório Nacional (ON), a Lua mergulhará totalmente na penumbra, mas apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção do satélite que ficará "mordida".

Assim, o espectador menos atento pode até não perceber que está presenciando um eclipse do tipo!

"É importante lembrar que os eclipses da Lua ocorrem durante a Lua Cheia e que a Lua Cheia nasce quando o Sol se põe. Portanto, para observar esse espetáculo, é recomendável procurar locais com boa visibilidade para o leste, já que a Lua nascerá com o eclipse em andamento", diz o ON.

Nas demais localidades do país, o eclipse será penumbral, já que a Lua terá passado pela fase parcial antes de surgir no horizonte. Uma característica fundamental desse fenômeno é que a Lua escurece bem levemente, já que o satélite fica na sombra clara da Terra, ainda recebendo luminosidade do nosso astro.

Horário e visibilidade

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o eclipse parcial deste sábado durará aproximadamente 1h.

O pico do evento será perto das 17h no horário de Brasília, mas o eclipse deve começar perto das 15h (a fase penumbral).

Fonte: Por Roberto Peixoto, g1

Comunicar erro

Comentários