Atlântida Brasileira: conheça a história de Petrolândia, cidade submersa pela água no Sertão de Pernambuco

Município fica a mais de 400 quilômetros de distância do Recife e reúne turistas que se aventuram para descobrir as construções que foram inundadas e estão escondidas pelo Rio São Francisco.

Por João Paulo Pereira em 13/01/2024 às 19:13:08
Vestígios do antigo nível das águas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrolândia antes da estiagem podem ser percebidos - Foto: Paula Cavalcante/ G1

Vestígios do antigo nível das águas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrolândia antes da estiagem podem ser percebidos �- Foto: Paula Cavalcante/ G1

Com pouco mais de 36,9 mil habitantes, a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, é conhecida pelos atrativos turísticos e ficou popularmente conhecida como "Atlântida Brasileira". O município, que fica a mais de 400 quilômetros de distância da capital, Recife, recebeu este nome porque foi inundada em 1988.

A inundação foi provocada pela construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. A situação fez com que os moradores saíssem das casas, abandonassem o comércio e todas as construções que atualmente estão submersas pela água no município sertanejo. A "nova Petrolândia", para onde a população migrou, começou a ser reconstruída na mesma época nas margens da BR-316.

O nome "Atlântida Brasileira" faz referência à lenda da ilha submersa da mitologia ocidental. Atualmente, o município recebe turistas que querem conhecer mais sobre a história de Petrolândia e as ruínas da cidade que está sob as águas do Rio São Francisco.

Alguns dos pontos turísticos da cidade são a igreja submersa (foto acima), dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, a Ilha de Rarrá e a Praia do Sobrado.

Um dos principais pontos turísticos de Petrolândia é a igreja submersa do Sagrado Coração de Jesus. Em 2014, a igreja voltou a aparecer por entre as águas do Rio São Francisco, no Lago de Itaparica. No local é possível fazer um passeio de lancha ou de catamarã, como também mergulhos.

"Onde fica a igreja, antes ficava uma vila, que se chamava 'Barreiras' e pertencia à antiga cidade de Petrolândia. O Lago de Itaparica aconteceu em 1988 e deixou várias vilas submersas. Aqui existem dezenas de ruas e até uma escola enorme", explica Ilzon Souza, administrador de outro ponto turístico, a Ilha de Rarrá (confira mais abaixo).

No local, é possível fazer passeios de catamarã, expedições guiadas e mergulhos para se aventurar entre as ruínas da antiga cidade.

Ilha de Rarrá — Foto: Lafaete Vaz/g1 Caruaru
Um outro lugar muito visitado pelos turistas no município do Sertão é a Ilha de Rarrá, que é rodeada por águas cristalinas e dunas de areia clara. O acesso ao local é realizado exclusivamente pela água, de catamarã, barcos ou lanchas.

Praia do Sobrado

Praia do Sobrado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco — Foto: Lafaete Vaz/g1 Caruaru

A Praia do Sobrado fica a cerca de 32 quilômetros de distância do centro de Petrolina. É uma praia de água doce, que tem como característica a areia avermelhada.

"Somos considerados como a 'Noronha do Sertão', por causa dessa beleza e dessa paisagem linda. Aqui, tem um sítio arqueológico que conta a história dessa praia, passeios de catamarã e hospedagem", afirma Marciano Freire, responsável pelo atendimento na praia.

Fonte: Por Eduarda Cabral, Joab Alves, g1 Caruaru

Comunicar erro

Comentários