Caixa divulga novo calendário para pagamento da 1ª parcela aos cadastros pendentes do auxílio emergencial

Lucas Moraes - JC Online Para pagamento dos beneficiários que ainda não receberam a primeira parcela do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal iniciará na...

Por João Paulo Pereira em 16/05/2020 às 07:25:20
Para pagamento dos beneficiários que ainda não receberam a primeira parcela do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal iniciará na próxima terça-feira (19) um novo calendário. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, para realização de saques, os beneficiários que tiverem o cadastro aprovado deverão seguir um calendário diário conforme o mês de nascimento, o que estenderá os pagamentos até o dia 29 de maio.

"Vamos pagar de acordo com o mês de nascimento, para simplificar, para que as pessoas entendam de uma maneira muito mais fácil quando têm direito de receber", disse Guimarães.

O banco recebeu da Dataprev um novo lote de beneficiários nessa quinta-feira (14). Serão creditados R$ 246 milhões para 405.163 mil pessoas neste sábado (16), de acordo com a forma indicada para recebimento do pagamento. Amanhã, as agências não estarão abertas para atendimento na boca do caixa, e na necessidade de realizar saque do dinheiro, os beneficiários poderão gerar o código da operação no aplicativo Caixa Tem e sacar em caixas eletrônicos ou casas lotéricas.

Hoje, foram finalizados pela Dataprev outros 14,6 milhões de cadastros. Desse total, 8,3 milhões foram elegíveis para recebimento do pagamento. Nesse caso serão creditados R$ 5,3 bilhões. As consultas, sobre aprovação ou não dos pedidos, poderão ser feitas a partir das 21h desta sexta-feira. Para esse grupo de beneficiários, não é aplicado o calendário anunciado hoje da segunda parcela de pagamento. O novo cronograma para pagamento da segunda leva a quem recebeu a primeira depois do dia 30 de abril, ainda será divulgado.

Os saques, no entanto, só poderão começar a ser feitas na próxima terça-feira (19). Seguinte, diariamente, o critério de mês de nascimento de cada beneficiário. Desse modo, os pagamento serão feitos assim:

19 MAIO (TERÇA) - Nascidos em Janeiro

20 MAIO (QUARTA) - Nascidos em fevereiro

21 MAIO (QUINTA) - Nascidos em março

22 MAIO (SEXTA) - Nascidos em Abril

23 MAIO (SÁBADO) - Nascidos em Maio, Junho e Julho

25 MAIO (SEGUNDA) - Nascidos em Agosto

26 MAIO (TERÇA) - Nascidos em Setembro

27 MAIO (QUARTA) - Nascidos em Outubro

28 MAIO (QUINTA) - Nascidos em Novembro

29 MAIO (SEXTA) - Nascidos em Dezembro

Análises ainda pendentes na Dataprev

Mesmo com o repasse de 14.6 milhões de cadastros feitos hoje pela Dataprev para a Caixa, a estatal de dados ainda tem solicitações represadas desde o mês de abril. Estão ainda em análise 5,7 milhões de solicitações. Desse total, 1.5 milhão estão sob poder da empresa desde abril. Os outros 4,2 milhões são referentes a cadastros feitos no mês de maio. Como os cadastros ainda seguem sendo feitos, essa parcial é correspondente às solicitações encaminhadas à Dataprev entre os dias 7 de abril e 14 de maio.

Ao todo, segundo a Dataprev, foram recebidos 62 milhões de requerimentos no mês de abril. Desse universo, 60,5 milhões já foram processados, tendo parte considerável sendo devolvida à Caixa apenas na madrugada desta sexta-feira.

Comunicar erro

Comentários