OMS anuncia retomada de testes com hidroxicloroquina para covid-19

Por Pedro Ivo de Oliveira - AgĂȘncia Brasil Após a anĂĄlise de um estudo publicado pela revista mĂ©dico-cientĂ­fica The Lancet, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da...

Por João Paulo Pereira em 03/06/2020 às 18:51:15

Por Pedro Ivo de Oliveira - AgĂȘncia Brasil

Após a anĂĄlise de um estudo publicado pela revista mĂ©dico-cientĂ­fica The Lancet, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da SaĂșde (OMS), anunciou hoje (3) durante coletiva de imprensa que o grupo responsĂĄvel retomarĂĄ os protocolos com a cloroquina e sua variante mais recente, a hidroxicloroquina. "Como vocĂȘs sabem, na Ășltima semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade [nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o SARS-CoV-2] decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga. Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados disponĂ­veis, os membros recomendaram que não hĂĄ razões para suspender o protocolo de testes", afirmou Tedros. A suspensão durou 10 dias (o anĂșncio foi feito em 25 de maio). Os testes com a hidroxicloroquina serão retomados com 3.500 pacientes em 35 paĂ­ses, informou o diretor-geral. VĂĄrios especialistas do mundo inteiro jĂĄ haviam se manifestado contra a metodologia de mineração de dados usada pela Surgisphere - empresa responsĂĄvel por coletar nĂșmeros para o estudo. "A OMS estĂĄ comprometida em acelerar o desenvolvimento de terapias eficazes, vacinas e diagnósticos [contra a covid-19] como parte do nosso compromisso em servir o mundo com ciĂȘncia, resolução de problemas e solidariedade", complementou.

Remessa

A decisão vem logo em seguida ao anĂșncio da doação de 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil feita pelos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, tambĂ©m enviou respiradores mecânicos.
Comunicar erro

ComentĂĄrios