Professor percorre 15 km para entregar atividades escolares para alunos da zona rural, no Agreste de PE

Por Joab Alves/TVAsa Branca, G1 Caruaru O professor José Jovino, de 60 anos, percorre mais de 15 quilômetros para entregar, de porta em porta, as atividades escolares na zona...

Por João Paulo Pereira em 06/08/2020 às 20:43:11
Por Joab Alves/TVAsa Branca, G1 CaruaruO professor José Jovino, de 60 anos, percorre mais de 15 quilômetros para entregar, de porta em porta, as atividades escolares na zona rural de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. Todos os dias ele acorda cedo, imprime as tarefas semanais e sai na motocicleta para fazer a entrega. As atividades são geralmente acompanhadas pelos pais e corrigidas com muita atenção e responsabilidade pelo professor.

"Os alunos dificilmente têm internet, só quatro casas têm, e a dificuldade era desenvolver um trabalho com os alunos que possibilitasse a aprendizagem deles", fala o professor.

Com a moto, Jovino transporta mais que papéis, ele leva conhecimento na mochila para alunos do Sítio da Onça. O professor conta com todo respeito da comunidade, e vem ganhando a internet com vídeos desse trabalho que viralizaram nas redes sociais. Ele também é uma inspiração para alunos e para todos os colegas de trabalho.

"A lição que a gente tira, o sentimento desse momento é de gratidão pelo trabalho do professor. É um sentimento de gratidão pelo esforço que esse professor, e professores do mundo inteiro, estão tendo para garantir que a educação esteja presente nesse momento tão difícil", diz o secretário de Educação de Tacaimbó, Celio Leonel.

  [caption id="attachment_38501" align="alignnone" width="984"] Professor e alunos de Tacaimbó �- Foto: TV Asa Branca/Divulgação[/caption]

O educador tem 30 anos de sala de aula, e justamente na Escola Porfiria de Araújo, onde ele ensina, que aprendeu as primeiras palavras. "Com incentivo da minha ex-professora, hoje falecida, que me incentivou para auxiliá-la na sala de aula. Daí ela me deu o convite para fazer magistério", afirma.

O professor que leva conhecimento para zona rural de Tacaimbó é o orgulho para as crianças que ele ensina a ler.

Comunicar erro

Comentários