Prefeito eleito de GoiĂĄs morre devido a complicações da Covid-19 um dia após eleição e não soube da vitória nas urnas

Por Vitor Santana, G1 GO O prefeito eleito de Itaguaru, Edilson Filgueira, conhecido como Didi Filgueira (PTB), morreu na segunda-feira (16) devido a complicações da...

Por João Paulo Pereira em 19/11/2020 às 10:05:59

Por Vitor Santana, G1 GO

O prefeito eleito de Itaguaru, Edilson Filgueira, conhecido como Didi Filgueira (PTB), morreu na segunda-feira (16) devido a complicações da Covid-19. Ele estava internado em um hospital de Goiânia tratando a doença. Segundo a famĂ­lia, ele teve uma piora no quadro de saĂșde no final de semana.

Didi foi internado no dia 1Âș de outubro, após começar a apresentar os primeiros sintomas da Covid-19. Dias depois ele foi entubado e transferido para o UTI. No dia 30 de outubro, foi retirada a ventilação mecânica e ele apareceu em um vĂ­deo com uma mĂĄquina de oxigĂȘnio fazendo sinal de positivo. PorĂ©m, o estado de saĂșde dele acabou se agravando novamente.

"Viemos fazer uma visita para informar sobre a vitória e os mĂ©dicos nos informaram que de sĂĄbado para domingo ele teve uma pequena piora, mas que a piora persistiu", disse a esposa dele, Darcimeire Fernandes, em um vĂ­deo postado nas redes sociais nessa manhã.

Didi teve 53,90% dos votos. Foram 2.368 votos no total. O candidato derrotou Chitão (PP), que ficou em segundo lugar com 44,07% (1.936 votos).

O irmão do polĂ­tico, o professor Eduardo Filgueira disse que Didi não chegou a receber a notĂ­cia da vitória no pleito, pois estava entubado em um hospital de Goiânia e teve uma piora em seu quadro clĂ­nico.

"Foi um choque total. A famĂ­lia estĂĄ totalmente chocada. SabĂ­amos que era grave [o quadro clĂ­nico dele], mas esperĂĄvamos o retorno dele em 10 ou 15 dias. Só que a gente não sabe os projetos de Deus. Ele morreu sem saber que estava eleito", disse ao G1.

Comunicar erro

ComentĂĄrios