MinistĂ©rio da SaĂșde habilita SAMU e pode gerar retorno de municĂ­pios

Por João Paulo Pereira em 28/02/2023 às 12:11:45

Uma excelente notícia para a III Macrorregião: o Ministério da Saúde habilitou a Central de Regulação das UrgĂȘncias – CRU e Unidades Móveis, destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (SAMU 192), pertencentes à Central de Regulação das UrgĂȘncias (CRU) Serra Talhada, e estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), do Estado de Pernambuco e Municípios.

Com a decisão, fica habilitada a Central de Regulação das UrgĂȘncias – CRU e Unidades Móveis, destinadas ao Serviço e Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (SAMU 192), pertencentes à Central de Regulação das UrgĂȘncias (CRU) Serra Talhada.

Também fica estabelecido recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, no montante anual de R$ 3.007.200,00 (trĂȘs milhões, sete mil e duzentos reais), a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade – MAC do Estado de Pernambuco e Municípios.

Em novembro do ano passado, a gestão do SAMU passou do ITGM para o CIMPAJEÚ, p5residido pelo prefeito de Ingaeira, Luciano Torres. Na oportunidade, o CIMPAJEÚ reafirmou o compromisso de continuidade do Serviço Móvel de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia SAMU 192 com a mesma eficiĂȘncia.

Em meados do ano passado, o SAMU passou a receber repasses de recursos financeiros do Estado. Em março, quando o serviço foi credenciado ao Estado, foram liberados R$ 973 mil. Com o novo repasse, o SAMU ganha mais fôlego e fortalece sua atuação nas dez cidades em que estĂĄ credenciado.

Vale um registro especial dos municípios que resistiram até agora sem os repasses federais. A maioria das cidades não deu a devida prioridade ao serviço. Agora, com dinheiro federal na jogada, algumas cidades devem retornar ao time dos que tem cobertura do serviço que salva vidas na região.

Estão regulares com o SAMU as cidades e gestores de Custódia (Manuca), Petrolândia (Fabiano Marques), Sertânia (Ângelo Ferreira), Afogados da Ingazeira (Sandrinho Palmeira), Carnaíba (Anchieta Patriota), Iguaracy (Zeinha Torres), Ingazeira (Luciano Torres), Itapetim (Adelmo Moura), Flores (Marconi Santana) e Serra Talhada (MĂĄrcia Conrado).

Veja portaria: PORTARIA GM_MS NÂș 131, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2023 – PORTARIA GM_MS NÂș 131, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2023 – DOU .

Fonte: Blog do Nill JĂșnior

Comunicar erro

ComentĂĄrios