Cine Sesi desembarca na cidade de Sertânia

0
27
Foto: Helder Ferre

Desde a noite desta sexta-feira (21) até domingo 23 de setembro, a cidade de Sertânia recebe o Cine Sesi, um projeto que leva cinema de qualidade de graça para cidades que não têm ou nunca tiveram uma sala de exibição. São 17 anos de projeto, 5,2 milhões de pessoas impactadas, apresentações em cerca de 700 cidades de 12 estados brasileiros. Em Pernambuco, o projeto entra na sua 12ª edição e já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas de 118 municípios. As apresentações iniciam às 18h30, no Pátio da Igreja Matriz Imaculada Conceição. A Rua Quintino Bocaiúva situada atrás da tela deverá ser interditada somente no momento do evento.

O Cine Sesi além de proporcionar cultura para o trabalhador da indústria, acaba por beneficiar toda a população dos municípios contemplados no projeto, já que as exibições acontecem sempre em praça pública e em locais de grande fluxo de pessoas. “É uma oportunidade de levar cinema de qualidade a todos”, ressalta Nilo Simões Superintendente do SESI-PE.

LONGAS 
O “Pequeno Segredo” relata a relação da Família Schumann com a menina Kat, uma criança frágil, mas de muita personalidade;

“O Filho Eterno” retrata a história de um casal que espera a chegada do primeiro bebê. Mas a alegria do pai vira incerteza com a descoberta de que o filho tem síndrome de down.

Outro destaque é o “Touro Ferdinando”. Grande e forte, mas de temperamento doce, Ferdinando é escolhido por engano para as touradas. Sua verdadeira luta é provar que não se deve julgar ninguém pela aparência. Direção do brasileiro Carlos Saldanha.

“No caso de O pequeno segredo, temos uma história que fala sobre generosidade e respeito às diferenças, algo que precisamos em uma época de intolerância”, explica a curadora Lina Rosa Vieira.

CURTAS
“Plantae” – Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta amazônica, um madeireiro é surpreendido por uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento para o meio ambiente.

“Próxima” – Aos doze anos, Carol percebe que o mundo inteiro ao seu redor está muito padronizado: suas tias e primas, as amigas da escola, as mulheres nas lojas, as cantoras da internet, todas estão com o cabelo liso. Menos ela.

“Médico de Monstro” – Dudu é um estudante que acabou de escolher o que vai ser quando crescer. Mas terá que enfrentar um dos seus maiores medos para exercer a sua futura profissão: tornar-se um médico de monstros.

CARAVANA – Esse final de semana o projeto também acontece na cidade de Goiana. Nesta edição a iniciativa já passou por; Ouricuri, Santa Terezinha, Trindade e Tabira, Salgueiro e Itapetim.

Até o final de fevereiro do ano que vem, o projeto passará por Goiana, Iguaraci, Cedro, Triunfo, Itamaracá, Arcoverde, Venturosa, Itaquitinga, Itambé, Macaparana, Machados, Escada, Pombos, Buenos Aires, Cumaru, Limoeiro, Cortês, Moreno, Tabira, Afogados da Ingazeira, Poção, Pesqueira, Cabrobó, Belém de São Francisco, Floresta, São Bento do Uma, Belo Jardim, São José da Coroa Grande, Rio Formoso, Lajedo, Sairé, Alagoinha, Brejo da Madre de Deus, Condado, Itapetim, Lagoa do Ouro, Maraial e Jaqueira. Dessas 15 vão receber o Cine Sesi pela primeira vez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here