Estudante itapetinense ganha medalha de ouro na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

861

José Rian Viana Vasconcelos é aluno do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Célia Siqueira de São José do Egito. O estudante de 16 anos que é natural de Itapetim foi o único da instituição contemplado com medalha de ouro na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em escolas de todo Brasil em maio deste ano. Outros três alunos da ETE Célia Siqueira ganharam medalha de bronze, inclusive Arthur Silva Cavalcante Ferreira, de 16 anos, que também é de Itapetim.

O critério utilizado na olimpíada é a realização de provas nas escolas. As avaliações são corrigidas por uma comissão da OBA e dependendo da nota, os concorrentes de todas as instituições participantes são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados, como é o caso de Rian, que ficou com nota acima de 7,9 conquistando o ouro.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Rian é filho de Edilene Vasconcelos e de Edimilson Viana. Arthur é filho de Eliane e Eduardo da oficina. Os dois jovens estudantes foram participantes do Programa Ganhe o Mundo do Governo do Estado e passaram uma temporada estudando no Canadá.

Por Repórter do Sertão

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here