Idosa de 101 anos se cura da Covid-19 e tem alta de hospital no Recife

Por Sabrina Rocha, TV Globo Uma idosa de 101 anos de idade diagnosticada com a Covid-19 teve alta nesta quarta-feira (17), após uma semana internada no hospital de campanha da...

Por João Paulo Pereira em 17/06/2020 às 19:19:35
Por Sabrina Rocha, TV GloboUma idosa de 101 anos de idade diagnosticada com a Covid-19 teve alta nesta quarta-feira (17), após uma semana internada no hospital de campanha da Rua da Aurora, em Santo Amaro, no Centro do Recife. Depois de vencer a doença causada pelo novo coronavírus, Maria Severina da Silva volta para Tracunhaém, cidade da Zona da Mata na qual mora e onde vizinhos e amigos aguardam a chegada dela com ansiedade e alegria.

Natural de Vicência, na mesma região do estado, ela completou 101 anos no dia 20 de maio e, segundo a família, é sempre disposta. Por isso, parentes acharam estranho quando Maria Severina começou a se sentir fraca.

"Quando ela entrou naquela ambulância sozinha, a gente deu tchau... [e pensou que] acabou. Ficou todo mundo falando que ela não ia voltar", contou Maria Benedita, filha da idosa.

Ao chegar no hospital, saiu o diagnóstico positivo para a Covid-19. Maria Severina foi internada, precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e surpreendeu os médicos ao se recuperar da doença em um período de tempo tão curto.

"Apesar de ser uma paciente de 101 anos, não precisou ser entubada, não precisou de nenhuma medida mais agressiva, evoluiu muito bem. Para nós, fica uma sensação muito boa por ter contribuído com essa paciente", afirmou a médica Suzanne Abreu.

Dona Maria, que teve catarata e perdeu a visão após uma cirurgia, evitou falar para não fazer esforço, mas médicos e enfermeiros fizeram questão de registrar a despedida dela do hospital. Entretanto, a festa mesmo vai acontecer em Tracunhaém.

"Tem um monte de fogos lá que vamos soltar. Na rua da gente, está todo mundo esperando ela. Todo mundo feliz", disse Maria Benedita.

Covid-19 em Pernambuco

Com mais 50 óbitos confirmados nesta quarta-feira (17), Pernambuco ultrapassou a marca de 4 mil mortes causadas pela Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 4.009 registros de pessoas que faleceram com a doença causada pelo novo coronavírus. Ainda nesta quarta-feira (17), o estado também contabilizou 1.019 novos casos, o que eleva o total para 47.446 pacientes.

Comunicar erro

Comentários