Pernambuco proĂ­be festas de Natal e ano novo em 2020 por causa da pandemia da Covid-19

Por G1 PE O governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (7), o cancelamento das festas de Natal e ano novo no estado, por causa da pandemia da Covid-19. O anĂșncio foi...

Por João Paulo Pereira em 07/12/2020 às 17:47:22
Por G1 PEO governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (7), o cancelamento das festas de Natal e ano novo no estado, por causa da pandemia da Covid-19. O anĂșncio foi feito pelos secretĂĄrios de SaĂșde, AndrĂ© Longo, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, em uma transmissão feita pela internet.

"Com base no atual momento epidemiológico, estamos proibindo a realização de shows e festas de Natal e rĂ©veillon, incluindo as realizadas em espaços pĂșblicos, condomĂ­nios, clubes, hotĂ©is e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso", disse o secretĂĄrio AndrĂ© Longo. O decreto entra em vigor na terça-feira (8) e Ă© vĂĄlido para todo o estado.

O estado tambĂ©m determinou a proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobranças de ingresso, independentemente do nĂșmero de participantes. A exceção Ă© para casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que cumpridos os protocolos.

Ainda segundo o secretĂĄrio de saĂșde, a semana epidemiológica de nĂșmero 49, que terminou no sĂĄbado (5), foi a terceira de aumentos consecutivos nos nĂșmeros da Covid-19 no estado.

"Diante do aumento das taxas de ocupação, tambĂ©m estamos trabalhando para abrir novos leitos. Em menos de um mĂȘs, reativamos 150, os Ășltimos 20 foram reabertos hoje [segunda, 7], na maternidade Brites de Albuquerque [em Olinda]", afirmou.

"As medidas que estamos anunciando hoje são de prudĂȘncia, para que possamos frear contaminações e diminuir o contĂĄgio. É uma ação de preservação da vida", disse Longo.

Festas canceladas em alguns municĂ­pios

TambĂ©m nesta segunda (7), a prefeitura de Carpina proibiu festas de Natal e ano novo, alĂ©m de comemorações de Dia de Reis e de carnaval em 2021. Segundo o prefeito do municĂ­pio, Manuel Severino, conhecido como Botafogo (PDT), a medida busca conter o aumento de casos de Covid-19.

AlĂ©m de Carpina, a prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, informou que a festa de rĂ©veillon do municĂ­pio não vai ser promovida devido à pandemia.

Por meio de nota divulgada no inĂ­cio de dezembro, a administração municipal informou que a decisão foi tomada "depois de um acompanhamento cuidadoso com relação ao nĂșmero de casos da doença, que são diariamente apresentados pela Secretaria de SaĂșde".

"Se a gente conseguir cumprir os protocolos, a gente consegue ter o nosso Plano de ConvivĂȘncia. O que não pode Ă© descumprir os protocolos e foi isso que a gente observou", disse o secretĂĄrio Bruno Shwambach, em relação a recentes fiscalizações que interditaram bares no Recife e flagraram aglomerações de mais de mil pessoas em Jaboatão dos Guararapes.

CoronavĂ­rus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de SaĂșde contabilizou, nesta segunda-feira (7), 746 novos casos e 22 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esse acrĂ©scimo, o estado passou a somar 191.161 confirmações da doença, alĂ©m de 9.170 mortes de pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavĂ­rus. A contagem começou no dia 12 de março.
Comunicar erro

ComentĂĄrios